A Cuidar é única, atenta e interessada na partilha de informação sobre como viver com algo tão doloroso, mas que infelizmente é o dia a dia de muitas pessoas, sejam elas doentes ou cuidadores que vivem cara a cara, dia-a dia com o cancro.
A Cuidar consegue com que nós, doentes oncológicos, consigamos viver melhor connosco e com os outros.
Sim, a Cuidar também tem o mérito de fazer com que estejamos em paz connosco próprios, pois um dos mais valiosos bens depois da saúde é a paz interior.
Estando em paz connosco e assumindo a nossa condição, a vida segue o seu rumo e de uma forma humana deixamos o cancro em segundo plano e passamos a dar importância a pequenas “coisas” do dia a dia, coisas que até aqui nos passavam ao lado.
A Cuidar ajudou-me a assumir a minha condição de doente oncológico, que me fez capaz de a pouco e pouco ultrapassar o “ monstro” do cancro.
A Cuidar ensinou-me a nunca, nunca desistir da vida, até porque viver é bom, e temos tantos para amar e para cuidar.
Devagar e com a vossa ajuda vamos conseguir, com as contrariedades que a vida nos coloca, tantas vezes de forma inesperada e imprevisível. Que o passado duro, por muitos vivido,deixe alegrar o presente e projectar o futuro.
Obrigado Cuidar, em especial à sua mentora Catarina Malheiro, por quem tenho muita estima e admiração, pelas inexcedíveis qualidades como ser humano e como profissional.
Bem Hajam.
Jaime Sequeira, doente oncológico.