Em Portugal temos atualmente setenta mil novos diagnósticos de cancro por ano, e a previsão para o ano 2030 é que uma em cada duas pessoas irá ter cancro ao longo da sua vida.
Tendo em conta estes factos, a procura de informação útil e fidedigna sobre as múltiplas facetas da doença oncológica tornou-se cada vez mais óbvia, e no entanto, também cada vez mais difícil.
A revista Cuidar, exerce com uma equipa multidisciplinar de especialistas uma abordagem holística sobre o cancro em toda a sua complexidade.
Na EVITA não tivemos dúvidas da pertinência desta fonte de informação e tornamo-nos parceiros desde o primeiro dia, aproveitando a oportunidade para consciencializar e educar sobre o “enteado” da oncologia, o Cancro Hereditário.
Numa altura em que estamos a viver a mudança tão necessária do paradigma, substituindo a medicina paternalista pela medicina centrada no doente, a capacitação dos cidadãos para a tomada de decisões informadas como verdadeiros parceiros em conjunto com a sua equipa de cuidados, urge cada vez mais. E esta literacia é promovida pela revista “Cuidar”.
Tamara Hussong Milagre
Presidente da Evita – Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Genes Relacionados com Cancro Hereditário (evitacancro.org)
Representante dos portadores na Rede Europeia de Referência GENTURIS Home (genturis.eu)