Humanização, o tema é sempre relativo aos cuidados prestados aos doentes e a tudo aquilo que está em falta nos Hospitais, Cuidados Continuados, Paliativos, Centros de Saúde ou Unidades de cuidados na comunidade.
A Health 2020 (OMS, 2014) como referência para as políticas europeias de saúde centraliza-se na melhoria da saúde e bem-estar da população e na redução das desigualdades em saúde, através do reforço da liderança e governança para a saúde.
Em Portugal, há o comprometimento por parte dos dirigentes nacionais de que a Reforma do Serviço Nacional Saúde (SNS) 2019/20 tem como um dos pontos de referência a Humanização Hospitalar. O objetivo é implementar projetos dedicados à humanização que se centrem nas pessoas – utentes, cuidadores e profissionais de saúde – e que garantam o bom relacionamento interpessoal e interprofissional e o respeito por valores humanos.
A verdade é que em Portugal temos bons cuidados de saúde, mas não se pode dizer que não existem falhas que são necessárias colmatar, é uma luta diária. Ainda existem profissionais à altura desta luta, profissionais que se esforçam diariamente para dar o melhor de si. A luta dos cravos brancos por melhores condições de trabalho e qualidade de vida foi exaustiva e deixou os nossos soldados esgotados. Apenas um ano depois, são requisitados para a guerra contra o covid 19…